Teve aposentadoria rural negada? Confira o que fazer para reverter essa situação.

Se você teve sua aposentadoria rural negada e não sabe o que fazer, fique tranquilo. Ainda existem algumas atitudes que você pode tomar para tentar reverter a situação.

Infelizmente é muito comum que o INSS negue os pedidos de aposentadoria rural por diversas razões. 

A principal atitude que você deve tomar nessa situação é recorrer da decisão.

Mas fique tranquilo, nós vamos explicar tudo o que você precisa saber sobre o assunto e você vai descobrir o que fazer se tiver o pedido de aposentadoria rural negado.

Principais motivos para que o INSS negue a aposentadoria rural

A aposentadoria rural é negada pelo INSS por diversas razões e, muito provavelmente, se o seu pedido for negado foi por conta de algum dos motivos abaixo.

Confira agora as principais justificativas do INSS para negar aposentadoria rural:

Requisitos não cumpridos

Essa é a principal razão para as negativas de aposentadoria. Essa justificativa pode acontecer por duas situações:

A primeira é quando ocorre um erro por parte do segurado e seu advogado ao analisar o cálculo do tempo de contribuição, as contribuições ou a documentação enviada. Nesse caso será muito difícil recorrer.

Porém, pode ser que no seu caso os requisitos estejam cumpridos e mesmo assim a negativa aconteceu. Caso seja essa a situação, será possível recorrer, mostrando ao juiz que os requisitos foram cumpridos, e que houve um erro do INSS ao analisar a documentação apresentada no pedido.

Análise incorreta do INSS

Pode ser que o INSS ao julgar o seu pedido faça uma análise equivocada do seu direito, documentos e requisitos do seu pedido. Essa causa é muito comum, ainda mais tendo em vista a quantidade de pedidos de aposentadoria feitos atualmente.

Documentação insuficiente

A última causa mais comum para o INSS negar a aposentadoria é a documentação insuficiente. Nesse caso, você poderá conseguir os documentos faltantes e apresentá-los no seu recurso da negativa de concessão do benefício.

Por isso é importante que você conheça os documentos para aposentadoria rural e junte o maior número deles para fazer o pedido.

O que fazer se a aposentadoria rural for negada?

Teve o pedido de aposentadoria rural indeferida? Fique tranquilo que a decisão ainda pode ser revertida.

Confira o que fazer nesses casos.

Primeiramente, você pode entrar com um recurso administrativo no INSS para que o seu pedido de aposentadoria seja reanalisado e apresentando as justificativas para a concessão da aposentadoria, além de apresentar novos documentos.

Caso o recurso administrativo não seja suficiente, você poderá iniciar um processo judicial para que o juiz analise o seu pedido de aposentadoria e decida se você cumpre ou não os requisitos.

Nesse segundo caso, será necessário contratar um advogado previdenciário para ingressar com a ação.