Como pedir aposentadoria pela internet

Se você é uma pessoa organizada e possui toda a documentação necessária em mãos, a Previdência Social disponibiliza para os brasileiros a possibilidade de pedir aposentadoria pela internet, de maneira rápida e simples. 

A plataforma disponível para isso se chama MEU INSS, e pode ser acessada pelo computador ou por aplicativos para celulares.

Alguns cuidados devem ser tomados por que, caso o preenchimento seja feito de forma incorreta, pode trazer alguns problemas e, dependendo do caso, pode ser necessário solicitar o benefício novamente.

Nesse artigo vamos ver o passo a passo e o que a plataforma requere para você fazer o seu pedido.

Passo a passo para pedir aposentadoria pela Internet

1 – Cadastro na plataforma

O primeiro passo para você poder usar o INSS é realizar o seu cadastro na plataforma. Para fazer esse cadastro, você precisará fornecer os seguintes dados:

  • CPF
  • Nome Completo
  • Telefone celular
  • Email

Depois de preencher e confirmar os seus dados, você precisará habilitar o cadastro e cadastrar a sua senha de acesso.

Depois de finalizar o seu cadastro, é recomendado que você verifique se os tempos de contribuição estão corretos no CNIS, uma vez que caso não estejam isso poderá interferir no cálculo da aposentadoria.


2 – Selecionar “Pedir Aposentadoria”

Depois de realizado o seu cadastro você deverá clicar em PEDIR APOSENTADORIA. 

Dentro desse link você terá que escolher a modalidade de aposentadoria que irá solicitar. Você poderá selecionar aposentadoria por tempo de contribuição ou por idade, seja ela urbana ou rural, aposentadoria da pessoa com deficiência, entre outras.

Caso você tenha dúvidas sobre qual modalidade pedir, consulte um advogado especialista em aposentadorias para saber qual a modalidade mais vantajosa para o seu caso.


3 – Responda às informações

Selecionada a modalidade de aposentadoria que será requerida, o MEU INSS irá realizar algumas perguntas a fim de complementar seu benefício e saber mais sobre você.

Com as respostas cadastradas, o INSS irá perguntar se você autoriza os dados e se você tem interesse em alterar a data de ingresso do pedido para o dia em que verdadeiramente alcançou os requisitos do benefício. Responda que sim.


4 – Envio dos documentos

Depois de responder as perguntas é hora de enviar a documentação que comprova as suas contribuições. 

Você precisará digitalizar esses documentos e deixá-los legíveis. Existem diversos aplicativos que fazem isso, ou você pode ir até algum local e solicitar esse serviço.

Via de regra, os documentos para se aposentar são: 

  • Cópia da identidade e CPF ou CNH (importante que o RG possua o CPF impresso, caso contrário, deverá ser anexado o cartão do CPF também);
  • Carteira de Trabalho
  • CNIS – Cadastro Nacional de Informações Sociais, que constam todas as contribuições e valores do segurado;
  • Comprovante de Residência;
  • Requerimento por escrito;
  • Comprovantes de períodos de atividade especial, no exterior e rural.

Se você tiver dúvida se envia ou não algum documento, envie. É melhor enviar um documento que não precisaria do que não enviar um documento importante.

Para o envio, o limite máximo aceito pela plataforma é de 50 Mb.


5 – Encerrando o pedido

Para finalizar o seu requerimento de aposentadoria, você precisará  informar o CEP da sua casa para que o MEU INSS indique o posto de atendimento da Previdência Social mais próximo de você.

Também será pedido suas informações bancárias.

Com isso, se deu tudo certo, você precisará confirmar as informações que você colocou na plataforma. Confira as informações e, se estiverem corretas, confirme.

Com o pedido finalizado, você poderá acompanhá-lo na plataforma do MEU INSS e se o seu pedido será deferido ou indeferido pela Previdência Social.


Você precisa de um advogado?

Como vimos, você pode pedir sua aposentadoria pela internet sem precisar de advogado.

Para isso você precisa ficar atento com as informações colocadas no pedido, para não ter o seu requerimento indeferido por alguma falta de atenção que poderia ser evitada.

Caso você tenha alguma dúvida com relação à modalidade da aposentadoria a ser pedida, cálculo de contribuições, melhor modalidade de aposentadoria ou qualquer outra dúvida, entre em contato com um advogado especialista em aposentadoria para responder suas perguntas e fazer o pedido de forma correta.