Planejamento Previdenciário: o que é e para que serve

O planejamento previdenciário pode fazer você se aposentar mais cedo, recebendo um valor maior e com mais segurança.

A aposentadoria gera ansiedade em muitas pessoas. Diversas dúvidas surgem: será que meu pedido será aceito? Será que tenho toda a documentação? Qual será o valor da aposentadoria?

É para isso que o planejamento previdenciário serve: para gerar tranquilidade em você no momento de fazer o seu pedido de aposentadoria.

Com ele, você receberá um documento em que poderá planejar a sua aposentadoria e ter mais segurança durante todo esse processo. Entendo o que falta para você cumprir os requisitos, qual melhor opção para a sua aposentadoria e quais os documentos que você precisará conseguir.

Tudo isso irá te ajudar a estar preparado para fazer o seu pedido.

Neste texto, você irá descobrir diversas informações importantes sobre o planejamento previdenciário:

O que é o planejamento previdenciário e qual seu objetivo?
Quais as vantagens de fazer um planejamento previdenciário?
Como e quando fazer o planejamento previdenciário?
Quem deve ter um planejamento previdenciário?
Qual profissional contratar para fazer o planejamento previdenciário?
Passo a passo de um planejamento previdenciário
Documentos para fazer o planejamento previdenciário

O que é o planejamento previdenciário e qual seu objetivo?

O planejamento previdenciário é um estudo realizado pré aposentadoria, com o objetivo de entender o caso em questão e ajudar o trabalhador a se aposentar em menos tempo e receber um valor de aposentadoria maior.

Todos sabemos o quão burocrático é cumprir os requisitos da aposentadoria. Além disso, com tanta legislação previdenciária, é difícil para alguém que não trabalha diretamente com a previdência entender qual a melhor aposentadoria a se pedir, saber quais os documentos necessários e qual o valor que o trabalhador irá receber.

Esse serviço de planejamento, portanto, serve para que o trabalhador tenha um maior controle do quanto irá receber, quando irá se aposentar e se preparar para fazer o pedido.

Por exemplo, se você já contribuiu por 20 anos e quer se aposentar recebendo o teto da previdência, você precisa entender como fará as próximas contribuições para que consiga se aposentar pelo teto ou o mais próximo dele.

Outra situação importante é para o trabalhador em atividade especial. Esses trabalhadores precisam comprovar a insalubridade ou periculosidade do local de trabalho, e para isso precisam possuir alguns documentos que cumprem esse papel.

O planejamento previdenciário irá ajudar nessas duas situações e em diversas outras, sempre com o objetivo de encontrar o melhor benefício para você e ajudando você a cumprir todos os requisitos, reduzindo a chance de ter o seu pedido indeferido.

O planejamento previdenciário, então, permite organizar a aposentadoria antes de fazer o seu pedido, evitando que você perca dinheiro recolhendo valores de forma desnecessária e faça o seu pedido antes ou depois do período ideal.

Quais as vantagens de fazer um planejamento previdenciário?

Você já entendeu o que é o planejamento previdenciário e pode estar pensando em quais os benefícios e vantagens de se fazer um planejamento previdenciário.

Aqui vamos trazer as principais vantagens ao contratar esse serviço. Elas são:

  • Se aposentar no tempo certo
  • Garantir o melhor valor do benefício
  • Ter um processo mais rápido
  • Economizar dinheiro
  • Ter tranquilidade no momento da aposentadoria

Aposentar no tempo certo

O primeiro benefício é descobrir qual o melhor dia para você se aposentar. Isso porque se você se aposentar antes, poderá receber um benefício menor; e caso você se aposente depois, irá perder dinheiro.

O planejamento previdenciário irá te ajudar a descobrir a melhor data para a sua aposentadoria, sem que você seja prejudicado.

Garantir o melhor valor do benefício

Descobrindo o melhor período para se aposentar, você irá conseguir receber o melhor benefício possível. Além disso, o planejamento irá te mostrar o que você poderá fazer para aumentar ainda mais esse valor.

Ter um processo mais rápido

Com o planejamento, você irá descobrir todos os problemas que a sua aposentadoria tem e poderá providenciar a documentação com antecedência, evitando assim o indeferimento do pedido.

Isso agiliza o processo, uma vez que se você fizer o pedido sem a devida documentação, o INSS interrompe o processo e isso pode levar mais de 3 meses.

Por isso, o planejamento previdenciário contribui para um processo mais agilizado.

Economizar dinheiro

O segurado irá economizar dinheiro porque o planejamento ajuda a identificar se o pagamento do INSS está sendo realizado de forma errada e nos casos em que o segurado precisa ingressar com uma ação judicial para conseguir se aposentar, por que fizeram o pedido de forma errada.

Ter tranquilidade no momento da aposentadoria

Com o planejamento você irá descobrir o melhor período para fazer o pedido e terá uma lista de toda a documentação necessária para que seu pedido seja deferido ou, pelo menos, corra menos risco de ser indeferido.

Nesse caso, o planejamento gera tranquilidade para o segurado, por que ele já se preparou para dar entrada em sua aposentadoria e já sabe o que deverá apresentar para ter sucesso no seu pedido.

Como e quando fazer?

Não existe uma idade mínima ou máxima para se fazer o planejamento previdenciário. É claro que quanto mais tarde você fizer, as possibilidades de tipos e modalidades de aposentadoria se reduzem, mas não existe uma idade mínima nem máxima para fazer o seu planejamento.

No geral, o indicado é que a pessoa busque fazer o planejamento previdenciário entre os 30 e 35 anos de idade. Mas, novamente, se você for mais velho, ainda poderá fazer e se beneficiar muito desse serviço.

Mas então por que 30 a 35 anos? Por que com essa idade a pessoa já tem um histórico de contribuição que servirá para a análise e terá tempo para pensar e agir para organizar a melhor aposentadoria possível.

Para isso, sem sombra de dúvida, é preciso encontrar um profissional capacitado, para que as informações do planejamento estejam corretas. Geralmente, um advogado previdenciário com experiência em planejamento previdenciário é o profissional indicado.

Veja também: Aposentadoria Rural – Documentos, requisitos e como pedir [2023]

Quem deve ter um planejamento previdenciário?

O planejamento previdenciário beneficia todos os tipos de segurados da Previdência Social. Por isso, seja você funcionário público ou trabalhador de carteira assinada, ou segurado em qualquer outra modalidade, o planejamento é para você.

Se você ainda é jovem, poderá usar o planejamento para já construir a aposentadoria que deseja, sabendo com qual valor deverá contribuir e com qual idade irá se aposentar. Agora, se você já está mais perto de se aposentar, ela poderá ajudar você a receber um valor maior de aposentadoria e a descobrir quais os documentos que você irá precisar e qual a melhor modalidade de aposentadoria para fazer o seu pedido.

Se você já fez o seu pedido ou já é aposentado, o planejamento previdenciário irá ajudar você a saber se o benefício que você pediu ou recebe é mesmo o mais vantajoso.

Em alguns cenários o planejamento previdenciário se torna imprescindível para que o segurado tenha maior segurança ao fazer o requerimento de sua aposentadoria. São as situações em que os segurados:

  • tiveram vários vínculos empregatícios durante a vida;
  • estão pagando ou pagaram em algum período o INSS por conta própria;
  • estão pensando em se aposentar, mas não estão contribuindo com o INSS;
  • exercem ou já exerceram atividades especiais;
  • trabalharam alguns períodos no serviço público e outros períodos na iniciativa privada;
  • possuem contribuições em atraso com o INSS;
  • possuem dúvidas quanto a melhor regra e categoria para solicitar a aposentadoria.
pessoa fazendo um planejamento previdenciário

Qual profissional contratar para fazer o planejamento previdenciário?

Os profissionais mais indicados para realizar o planejamento previdenciário são os advogados especialistas em direito previdenciário.

Existem algumas razões do porquê eles são indicados.

Em primeiro lugar, eles têm conhecimento da legislação previdenciária, conhecendo os requisitos e as possibilidades de aposentadoria e estando atentos às mudanças legislativas.

Esses profissionais também entendem como realizar o seu pedido de aposentadoria, uma vez que eles atuam na esfera judicial mas também realizam pedidos de aposentadoria administrativamente, direto no INSS.

Assim, contratando um advogado previdenciário para realizar o seu planejamento, você terá todo o suporte técnico e jurídico para a elaboração do seu planejamento.

Passo a passo de um planejamento previdenciário

Em regra não existe uma única forma de fazer o planejamento previdenciário. Há, inclusive, planilhas e softwares que fazem isso, mas não são recomendados por que eles não conhecem a fundo o seu caso e as exceções da legislação.

Mas existem alguns passos importantes que todo advogado que irá fazer o planejamento previdenciário irá seguir. Para que você entenda como funciona, vamos a cada um deles.

1º – Análise do período de contribuição.

Aqui o profissional irá verificar todo o período de contribuição do segurado. Geralmente, é analisado o contrato de trabalho e as informações do CNIS, para verificar se ha alguma informação conflitante.

2º – Períodos trabalhados e não pagos.

Nessa etapa será verificado se existem períodos não pagos ao INSS e se existe a possibilidade de fazer o pagamento deles.

3º – Atividade especial

Outra coisa importante que será necessário saber é se você realizou alguma atividade especial, para que se busque o reconhecimento desse período junto a Previdência Social. A comprovação da atividade especial é feita por meio de documentação, como o PPP ou o LTCAT.

Esse tipo de atividade pode gerar direito à aposentadoria especial.

4º – Possibilidades de aposentadoria

Aqui serão analisadas todas as possibilidades de aposentadoria que o segurado tem, para entender qual é o melhor benefício e a melhor modalidade.

5º – Simulação do valor da aposentadoria

É possível fazer uma simulação para ter uma ideia de qual será o valor do benefício da aposentadoria que o segurado irá receber quando completar os requisitos para realizar o pedido da aposentadoria.

6º – Entrega do documento

O profissional contratado para fazer o planejamento irá elaborar um documento por escrito e organizado explicando tudo o que foi analisado e trazendo, com clareza, como ficará o seu benefício quando se aposentar.
Neste documento, também estará exposto qual a faixa de contribuição mais indicada para o caso.

Documentos para fazer o planejamento previdenciário

Para realizar o planejamento previdenciário o profissional precisa ter acesso à diversos documentos. Eles serão importantes para entender como é a sua realidade contributiva e entender o melhor panorama para a sua aposentadoria.

Alguns documentos são essenciais nesse processo. São eles:

  • Cadastro Nacional de Informações Sociais (CNIS);
  • Fichas financeiras, no caso de servidores públicos;
  • Simulação de aposentadoria;
  • Carteiras de Trabalho;
  • Certidão de Tempo Militar, se houver;
  • Guias de Recolhimento Previdenciários;
  • Certidão do tempo de contribuição de regime próprio;
  • Laudos para comprovação de atividade especial, como o PPP e LTCAT
  • Certidão de escola técnica;

É importante destacar que essa não é uma lista exaustiva. Ou seja, podem existir outros documentos que o advogado irá pedir para analisar a sua realidade previdenciária.

Conclusão

Nesse artigo você entendeu tudo o que você precisava saber sobre o planejamento previdenciário.

Já entendeu a importância de fazer um planejamento e, além disso, agora você já sabe:

O que é o planejamento previdenciário e qual seu objetivo?
Quais as vantagens de fazer um planejamento previdenciário?
Como e quando fazer o planejamento previdenciário?
Quem deve fazer o planejamento
Qual profissional contratar
O passo a passo de um planejamento
Quais os documentos necessários

Se você chegou até aqui já entendeu a importância do planejamento. Mas se você ainda possui alguma dúvida sobre o assunto ou quer elaborar um planejamento previdenciário, fale com um de nossos advogados previdenciários.